O Conselho dos Tribunais de Justiça – composto por Presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal e Territórios, além de vários outros Desembargadores -, estará reunido em Porto Alegre, hoje e amanhã (1º e 2 de agosto), para debater assuntos relacionados à Justiça Estadual e ao Poder Judiciário nacional. O segmento da Justiça Estadual responde por cerca de 80% dos aproximadamente 80 milhões de processos que tramitam no país.

O encontro é promovido pelo Conselho dos Tribunais de Justiça, que desde dezembro do ano passado é presidido pelo Presidente do TJRS, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, o primeiro gaúcho a ocupar o posto. Realizado desde 1992, o Encontro, agora em sua 117ª edição, aconteceu na capital gaúcha pela última vez há 16 anos.

Os trabalhos se desenvolverão no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, do TJ. Ao final do encontro, que no segundo dia terá palestra do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, deve ser divulgada a Carta de Porto Alegre.