No dia 01 de outubro do próximo ano os eleitores brasileiros – exceto os do Distrito Federal – irão comparecer novamente às urnas, desta vez para escolher os novos prefeitos e vereadores do país. Caso haja necessidade de segundo turno na eleição para as prefeituras a data já está definida pelo calendário eleitoral: 27 de outubro. No comando de todo o processo estará o presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso.

Em Aracaju, capital do estado de Sergipe, um dos candidatos ao cargo de prefeito deverá estar o ex-presidente por três vezes da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o lagartense (gentílico de que nasce em Lagarto), Henri Clay Andrade. No ano passado, Henri Clay foi candidato ao Senado por um partido pequeno e sem qualquer estrutura. Mesmo com enormes adversidades, obteve cerca de 110 mil votos, sendo o segundo mais votado em Aracaju. ” Saí da eleição fortalecido, com densidade eleitoral e legitimidade política para liderar um novo projeto para a cidade.”

Henri Clay, que é uma das figuras mais conhecidas e respeitadas na capital sergipana, tem recebido convites de vários partidos para ser candidato a prefeito de Aracaju. “Não descarto essa possibilidade. Estou examinando as propostas com muita atenção. Vou decidir com racionalidade e coletivamente “.

Apesar de ainda nao ter definido o seu futuro político, Henri Clay dá uma pista alentadora para os eleitores que apóiam o seu nome para a prefeitura de Aracaju: ” Uma coisa é certa, nas próximas eleições estaremos na luta por um projeto inovador para a cidade, que priorize a gestão eficiente; que cuide das pessoas e realize a justiça social”.

Os números do ano passado da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam a quantidade de eleitores em cada cidade do país: o Estado de Sergipe possui hoje exatamente 1.562.627 eleitores, de um total de quase 2,3 milhões de habitantes. Ou seja, quase 70% da população sergipana está apta ao voto. Este número representa pouco mais de 1% do total de votantes no país, que é de 146,1 milhões de eleitores.

Do total de eleitores sergipanos, 408.312 votam na capital, representando um percentual de cerca de 26% do eleitorado do Estado. Já o segundo maio colégio eleitoral sergipano é Nossa Senhora do Socorro, com 102.716 eleitores, um total de 6,5% dos eleitores do Estado. Em terceiro lugar no número de eleitores está o Município de Lagarto, com 72.213 votantes, seguido por Itabaiana, com 65.575, Estância, com 47.471, e São Cristóvão, com 54.351 eleitores.