A OAB Nacional será anfitriã do VI Brics Legal Forum, evento de debates jurídicos para o desenvolvimento político, econômico, cultural e do mecanismo de cooperação entre Brasil, Rússia, Índica, China e África do Sul. O evento acontecerá entre 14 e 16 de outubro no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro.

No início de setembro o ex-presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o Ouvidor Geral Adjunto do Conselho Federal da OAB, Rodrigo Badaró Castro estiveram em Moscou participando de Conferência do BRICS sobre livre concorrência, que é o agrupamento formado por cinco grandes países emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Juntos, eles representam cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial.
A cada ano, a conferência anual do fórum é realizada em um dos estados membros do BRICS. Advogados, acadêmicos e profissionais de diversas áreas promoveram debates para melhorar a compreensão mútua e a comunicação entre os círculos jurídicos, promovendo a cooperação jurídica prática e reafirmando o Estado de Direito.

Agora, no Rio de Janeiro, o VI Brics Legal Forum, no primeiro dia será realizada a cerimônia de abertura com pronunciamento das lideranças jurídicas e diplomáticas. No segundo dia, os painéis são Direito comercial e contratos: a perspectiva internacional; Arbitragem internacional; e O futuro da profissão jurídica: inteligência artificial e internet das coisas.

No terceiro e último dia, os painéis previstos são BRICS Financeiro: tributação Internacional; e Perspectiva legal sobre tráfico de drogas e crimes contra mulheres e crianças. Após as reuniões privadas dos grupos de trabalho e a reunião do conselho, os trabalhos serão encerrados.