O Fluminense Football Club entrará em campo, hoje (15), em Brasília, no jogo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, com a marca da campanha “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil” estampada em sua camisa e defendendo a erradicação da exploração de crianças e adolescentes. A iniciativa, proposta pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti).

A campanha tem como objetivo a conscientização da sociedade no combate à exploração de crianças e adolescentes pelo trabalho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 17 anos, estão em situação de trabalho no Brasil.

Além de usar durante todo o returno do Campeonato o uniforme personalizado para a campanha, o clube promoverá atividades em seus Centros de Treinamento para as categorias de base, com o objetivo de fortalecer a luta contra o trabalho infantil.

O Cata-vento de cinco pontas representa os cinco continentes e tornou-se ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Sempre em movimento, o símbolo representa a sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.