O ex-presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e atual desembargador do TRF da 3a Região, Paulo Sérgio Domingues participou hoje (19) do lançamento do livro “Do Romance em Primeira Pessoa”, do advogado José Afonso da Silva.

“Aos 94 anos e múltiplas obras jurídicas, com seu clássico Curso de Direito Constitucional Positivo na 42a Edição, traz obra sobre análise literária”, disse o magistrado. E acrescentou : “Um espetáculo. Orgulho de ter sido aluno de uma das mentes mais brilhantes do mundo jurídico das últimas décadas. Um jovem, cheio de energia”.

José Afonso da Silva nasceu em Pompéu, Minas Gerais, em 30 de abril de 1925, é um jurista brasileiro, especialista em Direito Constitucional. Graduado pela Universidade de São Paulo em 1957, é também livre docente em 1969 pela mesma universidade, da qual é professor titular aposentado e onde também foi responsável pelo Curso de Direito Urbanístico, em nível de pós-graduação.

É Procurador do Estado de São Paulo aposentado, além de ter sido livre docente de direito financeiro, de processo civil e de direito constitucional da Faculdade de Direito da UFMG. É membro de diversos institutos, dentre os quais o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democráticos, da qual foi presidente e fundador.

Foi secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo de 1995 a 1999. É pai do atual professor titular de direito constitucional da Faculdade de Direito da USP, Luís Virgílio Afonso da Silva, da empresária de comunicação Helena Augusta Afonso Storrer e do palhaço Nereu Afonso da Silva, um dos membros do Grupo Doutores de Alegria.