No inicio de agosto (ou final de julho) o ministro Luis Felipe Salomão, de 57 anos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), irá assumir a corregedoria-geral eleitoral do TSE em substituição ao seu colega de STJ, Geraldo Og. O segundo ministro do STJ no TSE passará a Mauro Campbell. Os dois irão compor o grupo de sete magistrados do TSE na eleição municipal deste ano.

Nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomou posse no STJ em 17 de junho de 2008, em substituição ao ministro Hélio Quaglia Barbosa que se aposentara. Embora nascido em Salvador, Luis Felipe Salomão construiu sua carreira acadêmico-jurídica no Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo feito pós-graduação lato sensu em direito comercial. É Doutor honoris causa em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Cândido Mendes.

Foi advogado e promotor de justiça. Ingressou na carreira da magistratura como juiz de direito do Estado do Rio de Janeiro, aprovado em concurso público de provas e títulos. Foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Presidiu a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj) e atuou como secretário-geral e diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Foi diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura e é membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam.

Foi professor de direito comercial da UFRJ. Lecionou Direito Comercial e Processual Civil na Escola da Magistratura daquele Estado. É professor emérito da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura do TJSP. É professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia – RJ. É professor da Fundação Getúlio Vagas – FGV. Salomão foi presidente da Comissão de Juristas do Senado para elaboração do anteprojeto de lei que ampliou a arbitragem e criou a mediação no Brasil (Leis 13.129/15 e 13.140/15).

É autor de diversos livros e artigos jurídicos, bem como palestrante no Brasil e exterior.