Formado em direito há quatro décadas, o músico e cineasta Alceu Valença é inscrito na OAB do Rio de Janeiro – onde reside no bairro do Leblon – sob o número 211911. O autor dos sucessos Anunciação e Morena tropicana concluiu a formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos anos 1970 mas somente em abril de 2017 recebeu a carteira de advogado.

Na época em que se formou, o exame da ordem dos advogados não era obrigatório e, por já estar vivenciando sua carreira e sucesso no campo da música, Alceu Valença não havia realizado o requerimento do registro.

Hoje (28) Alceu Valença, um dos maiores ícones da música brasileira, Alceu Valença, está em Miami Beach e faz uma apresentação única neste domingo no Fillmore (1700 Washington Ave, Miami Beach, FL 33139). Com uma carreira de 40 anos, 35 álbuns lançados e quatro indicações ao Grammy Latino, Alceu Valença é, sem dúvida, um dos artistas mais influentes da MPB.

Na turnê pelos EUA, o cantor pernambucano apresenta o show ‘Estação da Luz’, que passou por Boston (25), New York (27), Miami Beach (28), Orlando (31), San Francisco (2), Los Angeles (3), além de passar por duas cidades do Canadá para encerrar a turnê.

Nascido em São Bento do Una, no estado de Pernambuco, no dia primeiro de julho de 1946, Alceu Paiva Valença cresceu em convívio direto com os elementos vivos que ajudaram a consolidar a cultura do Nordeste em sua música. Pelas toadas, baiões, xotes e rojões, cantigas de cego, tocadores de sanfona de oito baixos e os poetas de cordel, versejadores populares, artistas de circo, entre outras manifestações que conhecera desde o berço, Alceu assimilou a cultura e a música do agreste e do sertão a partir das raízes que a constituíram.