A Associação Comercial de Industrial de São José dos Campos (SP) realiza, na próxima sexta-feira (2), o fórum “Compliance, Transformando a Sociedade”, com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), do professor Carlos Braga, ex-diretor do Banco Mundial, e do empresário Cristiano Kruel, um especialista em programas de inovação. A intenção do evento é estimular a cultura do compliance entre as empresas da cidade e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Professor e jurista, o ministro Luís Roberto Barroso ministrará palestra sobre o tema “Cidadania”. O ministro estará ao lado de dois especialistas em compliance: Carlos Braga, professor associado da Fundação Dom Cabral, ex-diretor de Política Econômica e Dívida do Banco Mundial; e Cristiano Kruel, empresário, Head of Intelligence & Innovation da StarSe. Braga falará sobre “Importância Econômica de Sistemas de Compliance”. Kruel, por sua vez, ministrará palestra sobre “A Era da Transformação”.

O evento faz parte de um projeto amplo da ACI de São José dos Campos. Após a realização do fórum, o próximo passo será a criação de uma política de compliance para a própria ACI, entidade de 84 anos e que representa mais de 32 mil empresas da indústria, do comércio e do setor de serviços da cidade. Esse projeto pretende incentivar a cultura do compliance – por definição clássica, o conjunto de disciplinas a fim de diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou fixar na confiança a linha essencial dos negócios.