Direito Global

“Caarj ao seu lado”

Criado pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes o projeto “Caarj ao Seu Lado”, voltado para o atendimento psicossocial da advocacia neste período de pandemia, abriu uma frente de acolhimento às advogadas vítimas de violência.

De acordo com a vice-presidente da Caarj e Diretora de Mulheres da OABRJ, Marisa Gaudio, há estudos apontando que os casos de violência doméstica aumentaram em cerca de 50% durante o isolamento social.

“A violência doméstica sempre esteve no nosso foco, mas diante destes dados alarmantes e do sucesso que está sendo o nosso atendimento psicossocial, criado pelo presidente Ricardo Menezes, levei a ele esta questão e, como sempre, fomos prontamente atendidas”, disse Marisa.

A violência doméstica se manifesta das mais diversas formas, segundo a presidente da OAB Mulher RJ, Rebeca Servaes. Ofensas, ciúme em excesso, controle e proibição também são indicativos claros de um relacionamento abusivo, porém, ainda sem violência física. “A vítima e pessoas próximas precisam estar atentas aos sinais para que as agressões não se tornem físicas, ou o que é mais grade, levem ao feminicídio”, explica Rebeca.

Sempre atento às demandas da advocacia feminina, o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, encampou a campanha: “A violência psicológica é silenciosa e pode ser até mais prejudicial do que a física. Com o projeto de atendimento psicossocial da Caarj, abrimos espaço para a advogada que sofreu algum tipo de violência possa ter assistência”, explicou Ricardo Menezes.

O atendimento é realizado de forma sigilosa por psicólogos e psicólogas que promovem o acolhimento e orientação à vítima. A interessada deve se inscrever de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, através da Central de Atendimento, que atende exclusivamente por WhatsApp, no número (21) 98894-9305 ou pelo e-mail falecomacaarj@caarj.org.br. A equipe responsável realizará uma triagem e entrará em contato para prosseguir com o atendimento.