Direito Global
blog

Juízes de carreira (enfim) comandam STF

O STF antecipou para hoje (25) a eleição do ministro Luiz Fux para presidente da Corte. A vice-presidente de Fux será a ministra Rosa Weber. Pelo calendário oficial, a escolha deveria acontecer só em agosto, depois do recesso do meio do ano. Mas, segundo o Supremo, a data foi antecipada para “facilitar o processo de transição”.

Fux é juiz de carreira, oriundo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Superior Tribunal de Justiça. A sua vice, Rosa Weber, também é juíza de carreira. Foi do TRT gaúcho e depois do TST, quando foi nomeada para o Supremo.

Desde 2012, quando deixou a presidência do Supremo o ministro Cezar Peluso, o STF não um juiz de carreira em sua presidência. Depois de Peluso, foram presidentes o advogado sergipano de Propriá, Carlos Ayres Britto; o procurador da República nascido em Paracatu (MG), Joaquim Barbosa; o advogado que entrou para o TJ-SP pelo Quinto constitucional, o carioca Ricardo Lewandowski; a procuradora mineira e advogada, Cármen Lúcia Antunes Rocha e o advogado Dias Toffoli.