Direito Global
blog

Voto feminino, 90 anos

Em 24 de fevereiro comemora-se o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Há 90 anos, mais precisamente em 24 de fevereiro de 1932, foi publicada a primeira legislação eleitoral brasileira que reconhecia o voto feminino e incluía o voto secreto (Decreto n. 21.076). A comemoração da data foi oficialmente instituída pela Lei Nº 13.086/2015.

A garantia do sufrágio feminino foi uma vitória da luta das mulheres que, desde a Constituinte de 1891, pleiteavam o direito ao voto. E essa conquista só seria possível após a organização de movimentos feministas no início do século XX.

Se hoje as brasileiras podem votar – mais de 77 milhões de brasileiras devem votar nas eleições de outubro deste ano – é importante conhecer a história de Bertha Lutz, uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil e responsável direta pela articulação política, a qual resultou nas leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos nos anos 20 e 30.

Dois anos depois, Bertha participou do comitê elaborador da Constituição de 1934 e garantiu às mulheres a igualdade de direitos políticos.