Direito Global
blog

Putin não é “persona non grata” em Alagoas

A Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, negou que tenha concedido ao presidente da Rússia, Vladimir Putin “persona non grata” do município alagoano. A casa afirma que a informação que circula nas últimas 24 horas pelas redes sociais se trata de fake news.

Em nota, a câmara disse que repudia “veementemente a publicação e compartilhamento da fake news.”Esse fato nunca ocorreu ou foi mencionado em plenário da casa. Ressaltamos que a fake news se constitui como um dos atos de uma prática criminosa ou serve como meio para um crime tipificado em lei, isso significa que o ato de criar ou divulgar notícia falsa pode ter implicações jurídicas”, afirma, acrescentando:

Fake news são notícias falsas, produzidas ou compartilhadas com a intenção de enganar o leitor. É necessário que o fato seja devidamente apurado pelas autoridades competentes que os culpados sejam identificados e punidos”.

Nessa terça-feira (22), outra Câmara de Vereadores foi alvo dessa mesma notícia falsa. Segundo o G1, circulou nas redes sociais que a câmara de Embu das Artes, cidade de São Paulo, declarou o presidente russo “persona non grata”.

“Muito embora os vereadores desta Casa certamente condenem a guerra entre Rússia e Ucrânia, a informação contida é falsa: nunca houve qualquer votação nesse sentido, uma vez que os representantes do município priorizam dar atenção às questões locais, ocorridas diuturnamente”, disse a casa em nota ao G1.