A 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO), por meio de recursos provenientes de multas trabalhistas, destinou R$120.649,00 ao Centro Educacional Grilo Falante, o qual foi empregado na aquisição de um terreno e abertura de mais duas salas para o atendimento de crianças e adolescentes.
O juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, Carlos Antônio Chagas Júnior, esteve presente na entrega da benfeitoria, ocasião em que destacou o trabalho da entidade. “O Centro Educacional Grilo Falante é um marco de referência no terceiro setor da cidade, agregando valores e propiciando dignidade e oportunidade de aprendizado a inúmeras crianças”, afirmou.
De acordo com o magistrado, a concretização da dignidade da pessoa humana começa com a educação, que proporciona oportunidades de crescimento e formação para as pessoas que atuarão futuramente no mercado de trabalho. “A Justiça do Trabalho exerce seu papel social de construção de um mundo melhor, mais justo e digno, contando com a participação de pessoas que atuam em prol do próximo e da sociedade. O acolhimento de projetos sociais é uma faceta importantíssima para diminuir os riscos de trabalho infantil e contribuem para a construção de oportunidades”, ressaltou.
A entidade atua há 21 anos na região periférica de Ji-Paraná e atende cerca de 200 crianças, a maioria na faixa etária de dois a três anos, além de pequenos de 11 meses de idade na escola materna. Com a aquisição do terreno, foi possível aumentar a capacidade da instituição com salas para atender crianças de quatro anos e adolescentes.
O Centro Educacional Grilo Falante, administrado pela Associação de Integração Social Solidária Divina Providência, está localizado na rua José da Paz, n. 2569, Bairro Novo Ji-Paraná. Ao todo dá suporte às famílias de baixa renda de sete bairros próximos.