Direito Global
blog

Relatório do CNJ

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se destaca pela celeridade na tramitação de processos, segundo dados do Relatório Justiça em Números 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme o levantamento, a Corte mineira tem o menor tempo médio dos processos eletrônicos e físicos pendentes e baixados entre os tribunais de grande porte do país.

O Relatório Justiça em Números 2022 é uma minuciosa radiografia anual com informações detalhadas sobre o desempenho dos órgãos que integram o Poder Judiciário brasileiro, com abordagem dos gastos, estrutura em geral e eficiência. Os últimos números divulgados são referentes a 2021.

Segundo o relatório do CNJ, o tempo médio de tramitação dos processos pendentes no TJMG em 2021 foi de 3 anos e 9 meses, resultado melhor do que a média de todos os tribunais estaduais (4 anos e 8 meses) e o segundo menor tempo médio entre os tribunais de grande porte, que englobam, além da Corte Mineira, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP); Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); e Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O item analisado diz respeito à duração média dos processos que ainda estavam pendentes em 31/12/2021.