O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), advogado Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira irá comemorar 60 anos no próximo dia 1 de maio. Filho do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (DSTJ), Eduardo Andrade Ribeiro de Oliveira e da juíza do Distrito Federal Maria Carmen Henriques Ribeiro de Oliveira, Marcelo Ribeiro formou-se em Direito em 1985, na Universidade de Brasília.
Advogado com atuação predominante nos tribunais superiores e Supremo Tribunal Federal, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil desde 1991 até 2010. No Conselho Federal da OAB, presidiu a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, a Comissão de Defesa da Concorrência, a Comissão de Estudo da Legislação Processual Civil, bem como foi membro titular de outras comissões. Participou de várias bancas de concursos públicos, entre elas as de Juiz Federal e Procurador da República.
Em 18 de novembro de 2004, após ter integrado várias listas tríplices elaboradas pelo Supremo Tribunal Federal, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral na classe dos advogados, em vista da efetivação de Carlos Eduardo Caputo Bastos. Em 2007, foi reconduzido ao mesmo cargo, que exerceu até 29 de abril de 2008, quando, após inclusão em lista pelo STF e nomeação do presidente Lula, assumiu o cargo de ministro titular da corte, em vaga aberta pela saída de José Gerardo Grossi. Em 2010 foi reconduzido para seu segundo e último mandato no TSE, que findou em 30 de abril de 2012.
Na advocacia eleitoral, destacou-se na defesa de Fernando Henrique Cardoso, então candidato à Presidência da República em 1994, e na de Aécio Neves, que concorreu ao mesmo cargo em 2014.