O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta foi vítima de um assalto na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, no trecho de Tomás Coelho, na Zona Norte da capital fluminense. O assalto ocorreu no fim da noite de sexta-feira (12). Orani Tempesta voltava de uma missa em Bangu, na zona oeste da cidade, quando foi abordado por bandidos. Os bandidos levaram o carro em que o religioso estava, além de celulares, carteiras e paramentos do cardeal. No caso, os criminosos teriam levado as vestimentas usadas pelo Sacerdote em celebrações.
Em vídeo, Dom Orani diz rezar pela paz na cidade e agradeceu a um casal que o ajudou a voltar para casa. “No meio de tantas situações difíceis, encontramos pessoas boas, fraternas, e com o coração aberto, fazendo por amor, porque são cristãos. Por isso agradeço ver essas belezas e lutar para ver cada vez mais a paz e fraternidade”, afirmou.
Orani João Tempesta O.Cist. é um monge cisterciense e cardeal brasileiro, décimo oitavo bispo do Rio de Janeiro, sendo seu sétimo arcebispo e sexto cardeal. Foi também o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arcebispo de Belém do Pará. Nasceu em 23 de junho de 1950 (idade 72 anos), São José do Rio Pardo, São Paulo. Sua Formação é o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro.
Nota
Na noite de ontem, 12/05/2023, por volta das 22h30, ao retornar do Terço pela paz em Bangú, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, sofreu um assalto na Avenida Brasil, na altura de Barros Filho, sentido Centro da cidade. Foram levados os celulares do arcebispo e do motorista, anel episcopal, paramentos (roupas de missa), báculo (cajado), livros, relógios e o próprio carro. Dom Orani e o motorista. foram socorridos oor un casal que passava dea avenida e os levaram até a residência do arcebispo. Alem disso emprestaram o teletone celular, para que Dom Orani ligasse para casa. Tanto o arcebispo, quanto o motorista, não sofreram nenhum ferimento. Dom Orani esta seguindo normalmente com sua agenda.
Atenciosamente,
Padre Arnaldo Rodrigues