Direito Global
blog

Denise Frossard está em Ístria

A juíza de Direito aposentada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e ex-deputada federal, Denise Frossard está em Ístria, a maior península no mar Adriático, situada entre o golfo de Trieste, os Alpes Dináricos e o golfo de Carnaro. É dividida entre três países: Croácia, Eslovênia e Itália.

“Pula (ou Pola) cidade importantíssima da Istria, com mais de 3.000 anos despertou a minha positiva expectativa não só pela sua história, pela sua beleza, mas por dois motivos que me tocam. O primeiro porque foi a primeira cidade em que James Joyce conseguiu trabalho depois que deixou Dublin com Nora, em outubro de 1904. Consegui fotografar o Café onde Joyce sentava à mesa na esplanada e onde hoje colocaram sua estátua em bronze. Parece que ele foi feliz em Pula. O segundo motivo remonta à descoberta de um busto de Júlia Agripina Minor , irmã de Calígula sobrinha e quarta esposa de Claudio. Ela foi descrita com adjetivos como “implacável”, “ambiciosa”, “violenta” e “dominadora”.
Consta que Agripina teria envenenado Cláudio mas seja como for, Agripina se casou novamente, com seu tio de segundo grau pelo lado paterno Cneu Domício Enobarbo. Dessa união nasceu a criança que seria o futuro imperador Nero e foi o único filho de Agripina. Domício foi cumprimentado pelos amigos pelo nascimento do filho, ao que ele respondia “Eu não acredito que qualquer coisa que tenha sido produzida por mim e por Agripina possa de alguma maneira ser boa para o estado ou para o povo”. Enfim, o busto de Agripina foi encontrado logo após a II WW qdo da reconstrução de uma casa que fora bombardeada pelos alemães”.