Direito Global
blog

Cadê a estátua de JK furtada em novembro em Búzios ?

Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil no período de 1956 e 1961, escolheu para ter uma casa de veraneio nos anos 50, o município de Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Em frente à Praia da Armação, na Orla de Búzios, a localidade conhecida como o Solar do Peixe Vivo, era a casa de férias e descanso para JK.  Na mesma Orla, em direção à Rua das Pedras, chega-se a estátua em homenagem à atriz francesa Brigite Bardot, outra personalidade que escolheu Búzios para ter dias tranquilos. Atualmente, a casa onde morou JK virou um restaurante que leva o seu nome: restaurante Juscelino.

Para homenagear o ex-presidente, que escolheu a cidade como local de lazer, em 2006 foi inaugurada uma estátua em frente ao espaço, a obra foi produzida pelo artista Hidelbrando Lima, como presente de Paulo Soares Penido, que era ligado a Oswaldo Penido, chefe da Casa Civil do presidente JK e dono do local onde Juscelino se hospedava em Búzios. No entanto, em 26 de novembro de 2022, a estátua de Juscelino, que tem cerca de 100 kg, foi furtada na madrugada a madrugada de um sábado. Em 2016, a placa de bronze que identifica a estátua também foi furtada e nunca foi recolocada.

O município denunciou o furto na 127ª DP (Búzios), que fez o levantamento das imagens no centro de monitoramento da cidade. O comandante do 25º BPM (Cabo Frio) determinou que uma equipe fosse enviada à cidade do Rio de Janeiro para fazer diligências; lá, o grupo entrou em contato com Ísis Penido, a esposa do doador da estátua. Ao ser procurada na época, ela disse que ocorreu uma falha de comunicação entre ela e uma empresa que havia sido contratada para levar a escultura para o restauro. A obra foi entregue ao comandante do batalhão, e as três pessoas contratadas por ela foram levadas à delegacia, onde prestaram esclarecimentos e foram liberadas. Já o veículo usado na ação ficou apreendido, por restrições judiciais. Os envolvidos vão responder criminalmente pelo furto.

O monumento de JK está na Secretaria de Segurança e Ordem Pública e será restaurado pela prefeitura de Búzios. Em breve, voltará para a praia da Armação, na orla Bardot, informou na época a prefeitura.

Até hoje, oito meses depois a estátua ainda não foi recolocada pela prefeitura no local originário.