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Baroneza, a primeira locomotiva do Brasil

A “Baroneza” foi a primeira locomotiva do Brasil. De fabricação britânica, sua construção se deu em 1852 na cidade de Manchester, dois anos antes de fazer sua estreia em território brasileiro. Hoje só existem dois exemplares da Baroneza em todo mundo, um no Brasil e outro na Inglaterra. O exemplar brasileiro se encontra no Museu do Trem, no Bairro do Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

A “dama de ferro” Baroneza foi importada pelo empresário, banqueiro e industrial brasileiro Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá. O nome Baroneza, inclusive, foi em homenagem à sua esposa, Maria Joaquina Machado de Souza.

Sua primeira viagem se deu em 30 de abril de 1854, realizando um percurso de 14,5 km que ligava o Porto de Mauá a Fragoso na cidade de Magé. Posteriormente, a estrada de ferro foi estendida, e a locomotiva alcançou a Raiz da Serra; e, anos depois, a cidade de Petrópolis. Todo o trajeto no estado do Rio de Janeiro.

A Baroneza inaugurou, então, a primeira estrada de ferro do Brasil, batizada de Estrada de Ferro Mauá, e a primeira estação de trem do país: Guia de Pacobaíba, no Porto de Mauá, em Magé.

O passeio inaugural da locomotiva Baroneza levou cerca de meia hora do cais do Porto de Mauá à cidade de Petrópolis, tempo que antes era feito em 2 horas. Foi feito com quatro vagões apenas sobre os trilhos, e é dito que percorreu o trecho de ferro a incríveis 26 km/h – algo surpreendente considerando os meios de transporte da época e que a era das locomotivas estava no início. Fonte: Companhia Brasileira de Ferro e Aço.