As comarcas de Lavras da Mangabeira, Massapê, Viçosa do Ceará, Camocim e Itapipoca contam agora com a estrutura da Central de Atendimento Judicial (CAJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa está inserida no plano de expansão da CAJ, que visa a promoção da humanização no acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário. Com as novas unidades, o TJCE completou a estrutura do primeiro núcleo de atendimento, que tem base no Crato. Também foi ampliado o quinto núcleo, sediado em Sobral, que recebeu mais quatro centrais (comarcas de Massapê, Itapipoca, Viçosa do Ceará e Camocim).
“A CAJ é uma ferramenta que otimiza o trabalho dos servidores e magistrados, pois permite que eles se dediquem às atividades-fim, enquanto a CAJ realiza o atendimento inicial e esclarece as dúvidas dos usuários. Além disso, a CAJ contribui para a padronização dos procedimentos e a melhoria da imagem do Judiciário perante a sociedade”, explica o diretor estadual de atendimento, Nelson Nogueira.
Na atual Gestão do TJCE, já foram instaladas 10 CAJs no Interior do Estado, contemplando as comarcas de Brejo Santo, Santa Quitéria, Massapê, Itapajé, Acaraú, Sobral, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Camocim e Itapipoca. Até o fim do ano, a expectativa é de que sejam entregues mais 25 estruturas.
Por meio da CAJ, os cidadãos têm acesso a informações relacionadas aos processos da Justiça Estadual e Juizados Especiais Cíveis e Criminais, bem como recebem orientações sobre a emissão de senhas processuais, de certidões, de custas judiciais, sobre o procedimento necessário para autorização de viagem, entre outros. Os atendimentos estão disponíveis tanto presencialmente com, no mínimo, dois colaboradores, quanto por telefone, balcão virtual e via WhatsApp.