O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, recebeu a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, primeira mulher a assumir o cargo de ministra naquela Corte Militar, onde exerce suas funções há 15 anos. A visita de cortesia serviu para uma troca de informações sobre o funcionamento das justiças Militar e Estadual, como ressaltar a importância do papel da mulher em cargos de decisão, sobretudo, nas esferas máximas do Poder Judiciário estadual e nacional.
“Dentro de uma conversa bem amena, tratamos sobre o funcionamento dos colegiados, composição, tudo visando o melhoramento dos tribunais. Sempre que conversamos com colegas de outros estados e competências diferentes, procuramos tirar algum experimento que possamos nos debruçar, principalmente, no campo do aprendizado. Como ministra de um Tribunal Superior, a magistrada Elizabeth Guimarães tem muito a nos oferecer”, comentou o desembargador-presidente, João Benedito da Silva.
A ministra disse que o diálogo institucional entre as pessoas que atuam no Poder Judiciário é fundamental. “O diálogo institucional, além de ser fundamental, gera aproximação. Minha conversa com o desembargador João Benedito foi uma excelente oportunidade de discutirmos alguns problemas em comum e buscarmos soluções. A ministra conheceu o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ela disse ser mineira de nascença, mas paraibana de coração, já que tem o título de Cidadã Paraibana.
Posteriormente, no Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba, a ministra Elizabeth Guimarães foi a palestrante do tema “Igualdade de Gêneros nas Forças Armadas, Policiais Militares e Bombeiros”. Segundo a magistrada, “é um assunto que ainda merece muito debate”. Na oportunidade, o presidente do TJPB, foi representado pela desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. “A presença da ministra em nosso Estado já é um marco, por toda sua história de magistrada e pelos laços que a envolvem com a Paraíba. Certamente.