Direito Global
blog

Futebol: mudanças no VAR no Brasileiro

O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Semene, anunciou hoje (5) algumas mudanças de protocolo para o Campeonato Brasileiro. A partir de agora, todos os árbitros comunicarão em áudio e vídeo para todos os presentes no estádio sobre suas revisões no VAR. Os anúncios foram feitos na pré-temporada dos profissionais, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

“A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar – se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes. Estamos preparando os árbitros de elite para não cometerem nenhum equívoco também na hora de se expressar”, afirmou Semene.

O ex-goleiro da Seleção Brasileira, Fluminense, Flamengo, Atlético Mineiro e Bahia, Renato da Cunha Valle, o Renato, – hoje com 78 anos e residindo em Uberlândia (MG) – faz uma sugestão para os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): “Tem que começar a dividir o poder com a tecnologia. Por quê não acusar também quando há uma decisão errada no corner???? Ou mesmo numa falta???? Na Copa que a França ganhou, não foi falta, e saiu o gol de cabeça do Pogba. No futebol americano são 6 juízes dentro do campo com a mesma autoridade. Se tem esse monte de ajuda, por quê manter o juiz como “todo poderoso” ????