Direito Global
blog

Abril Verde alerta para urgência da prevenção de acidentes de trabalho

O Rio Grande do Norte registrou 4.200 acidentes de trabalho em 2022, que resultaram em vinte mortes. Os números são do Observatório de Segurança e Saúde. No Brasil, somente em 2022 ocorreram 613 mil acidentes de trabalho, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.

A campanha conta com o apoio de várias instituições, como a Justiça do Trabalho que atua através do programa Trabalho Seguro. “Nós precisamos trabalhar na prevenção do acidente de trabalho e das chamadas doenças ocupacionais, que tantos males trazem para o mundo do trabalho”, justifica o desembargador Eridson Medeiros, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). Para ele, “quando ocorre um acidente há muito pouco para se fazer diante dos problemas que ele causa não apenas para o trabalhador, mas para a empresa também, daí a importância de se investir cada vez mais na prevenção do acidente em si, quanto das doenças provocadas pelo stress no trabalho”.

Os números revelam que a mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos, com sete notificações a cada 100 mil empregados, em média. “Nem o trabalhador quer se acidentar, nem o empregador espera que o acidente de trabalho ocorra em sua empresa, porque só no Brasil isso representa um custo anual de R$ 4 bilhões (4% do Produto Interno Bruto)”, revelou Nivaldo Batista, técnico de segurança e criador do Abril Verde, durante a abertura da programação da campanha deste ano, no Rio Grande do Norte, realizada nesta terça-feira (4)..

Há mais de dez anos essa campanha mobiliza profissionais de segurança do trabalho e instituições de todo país, com o objetivo de discutir e conscientizar a sociedade para a questão da saúde e da segurança no trabalho. O Abril Verde foi criado para marcar o Dia da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que ocorre no próximo dia 28 deste mês.