O Papa Leão XIV solicitou uma cédula de votação por correio para as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, segundo informações divulgadas pelo jornal Chicago Sun-Times. Se o voto for efetivado, o papa se tornará o 1° líder da Igreja Católica em exercício a participar de uma eleição nos EUA. Christopher Hale, autor do boletim “Letters from Leo”, também apontou que seria a 1ª vez que um papa votaria em qualquer eleição secular enquanto no cargo. Leão XIV (em inglês: Leo XIV; em castelhano: León XIV; em latim: Leo XIV), O.S.A., nascido Robert Francis Prevost; (Chicago, 14 de setembro de 1955) é o atual Papa da Igreja Católica, Bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025.
Nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, foi criado em Dolton, Illinois. Tornou-se Frade na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Obteve o título de Doutor em Direito Canônico (JCD) em 1987 pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Seu serviço inclui extenso trabalho Missionário no Peru nas décadas de 1980 e 1990, onde empenhou-se como Pároco, oficial diocesano, professor de seminário e administrador. Eleito Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, residiu em Roma de 2001 a 2013 e viajou extensivamente como parte desse trabalho, inclusive para as muitas províncias e missões da Ordem ao redor do mundo. Depois, Prevost retornou ao Peru como Bispo de Chiclayo de 2015 a 2023.
Em janeiro de 2023, o Papa Francisco o nomeou Prefeito do Dicastério para os Bispos. Prevost substituiu seu antecessor, o Cardeal Marc Ouellet, em abril do mesmo ano.[7] Foi nomeado Cardeal por Francisco em 30 de setembro de 2023 e eleito Papa em 8 de maio de 2025, adotando o nome Leão XIV. Seu nome Papal foi inspirado pelo Papa Leão XIII, que desenvolveu o ensino social católico moderno em meio à Segunda Revolução Industrial. Leão XIV acredita que a Quarta Revolução Industrial em curso, particularmente os avanços em inteligência artificial e robótica, representa “novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”. O Pontífice é o primeiro a ter nascido na América do Norte, o primeiro a ter cidadania peruana (tendo sido naturalizado em 2015), o segundo Papa das Américas (depois de seu antecessor Francisco) e o primeiro da Ordem de Santo Agostinho.

