Direito Global
blog

Alcione perde a cartola

A cantora Alcione terá que indenizar em R$ 10 mil, por danos morais, o filho adotivo de Angenor de Oliveira, o “Mestre Cartola”. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Ronaldo Silva de Oliveira, herdeiro da maioria dos direitos do sambista, entrou com ação contra a cantora, por ela tê-lo chamado de “mau-caráter” em entrevista a uma rádio de grande audiência do Rio, durante os festejos de comemoração do centenário de Cartola. 

Em sua defesa, a cantora alegou que somente demonstrou o seu inconformismo com as tentativas de Ronaldo em embargar o show em homenagem ao seu pai adotivo, e que tinha como intuito, apenas, arrecadar fundos para o Centro Cultural Cartola. Em primeira instância o pedido de indenização foi negado. 

De acordo com a desembargadora Odete Knaack de Souza, relatora da ação, por ser uma figura famosa e estar falando a uma rádio de grande audiência, Alcione agiu com falta de cuidado, já que não é crível que ela não pudesse prever a repercussão da sua entrevista. 

“Desse modo, a veiculação das declarações da ré, intérprete famosa, em programa transmitido por rádio de grande audiência dá azo à existência de dano moral, sendo insofismável a existência de nexo causal entre a ação e o referido dano”, concluiu a magistrada.