Direito Global
blog

O advogado e o skate

O advogado gaúcho Gustavo Schifino, mais conhecido como Guga, de 45 anos, vai para o trabalho diariamente em cima de um skate e, com esse meio de transporte, economiza combustível, passagens e, principalmente, evita o trânsito caótico da capital gaúcha. No entanto, ele tem que tomar muito cuidado nos deslocamentos por causa do excesso de buracos e pedras existentes nas vias públicas. Além disso, há o desrespeito de alguns motoristas que, invariavelmente, levam o advogado a correr algum tipo de perigo, além dos xingamentos frequentes. Com dois filhos adolescentes , Guga usa o skate como meio de transporte desde os 20 anos quando descobriu que, em virtude do stress pela vida agitada que levava, tinha adquirido três úlceras.

Para evitar o atraso com os clientes, Guga não marca nenhuma reunião no escritório antes das 10 horas. “Com isso, saio tranquilo de casa e por volta das 9 horas já estou no meu ambiente de trabalho. Não faço ninguém ficar esperando. Troco a roupa usada no deslocamento e coloco uma outra limpa que leva na mochila. Outro detalhe: no caminho, ele usa o celular e fala sem medo de ser multado pelos guardas de trânsito  com a família, os amigos e até mesmo cos clientes”.

– O skate é o meu parceiro do dia a dia e não deixo ninguém andar, ninguém mexer,  nem mesmo os meus dois filhos. O skate está para mim como a prancha está para o surfista na praia, concluiu Guga.