Direito Global
blog

Medicina quer Exame de Ordem

A criação do Exame de Proficiência em Medicina para exercício da profissão será tema de audiência pública em agosto, no Senado. Estarão presentes integrantes das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Sociais (CAS), juntamente com profissionais da área de Saúde. Proposta pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o objetivo da audiência, segundo ele, é saber a opinião destes profissionais em torno do assunto. “Em agosto eu tenho que ouvir todos os envolvidos (CRM, CRP…) para saber a opinião deles sobre o assunto e saber também como será feito” disse. Para ele, a proliferação das universidades de medicina tem gerado o baixo desempenho de profissionais da área, assim como no curso de direto. “O curso de medicina está sendo encontrado em cada esquina”, explicou. “Uma coisa é você ter um erro em economia, administração e outros cursos; outra é você ter um erro em medicina, que é muito sério”, completa. Confira a entrevista concedida com exclusividade ao site do jornalista Cláudio Humberto: 

Qual o objetivo desta audiência? Estou fazendo uma audiência para convocar o pessoal da área de saúde. Em agosto, eu tenho que ouvir todos os envolvidos (CRM, CRP…) na área de Saúde para saber a opinião deles sobre o assunto e saber também como será feito.

Por que da implantação deste exame? Será igual ao da OAB? Este exame surgiu porque começaram a proliferar as universidades de medicina. Assim como o curso de direito, o curso de medicina está sendo encontrado em cada esquina.  Sem contar que a pessoa vai para a faculdade com o intuito de sair de lá qualificado, paga uma nota e não sai qualificado. Desta forma, nós queremos fazer com que as faculdades melhorem seu curso e seu ensino.

O senhor acha que será bem aceito por integrantes da área de saúde? Na verdade, a ideia surgiu dos profissionais de Saúde. Ninguém melhor que eles para sugerir isso. Uma coisa é você ter um erro em economia, administração e outros cursos; outra é você ter um erro em medicina, que é muito sério

Existe alguma barreira? Mudou muito. Não há mais resistência como antes, ainda mais pelo fato dos profissionais da área terem sugerido.