Direito Global
blog

Sálvio, um visionário

O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins inaugurou a mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola. O evento abriu as comemorações dos dez anos de existência da Enfam. Prestigiaram a inauguração os ex-presidentes do STJ, Paulo Costa Leite e Cesar Asfor Rocha.

A vice-presidente do STJ, no exercício da Presidência do STJ, ministra Laurita Vaz, lembrou que o ministro Sálvio foi um idealista que lutou para que a Enfam fosse criada e aperfeiçoada. O ex-presidente do STJ, ministro aposentado Paulo Costa Leite, revelou que foi um privilégio ter convivido com o ministro Sálvio desde a criação do STJ até 2002.

“Destaco, entre suas inúmeras virtudes, principalmente o legado que ele deixou para o Poder Judiciário brasileiro. O ministro teve compromisso com a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados”, contou.

Destacam-se na mostra textos que retratam a trajetória do idealizador da Enfam e a pintura em aquarela das artistas Cristina de Figueiredo Teixeira, filha do ministro, que esteva na abertura da exposição, e Simoni Rodrigues Alves.