Direito Global
blog

Magistratura Free

Mais de 200 magistrados de todo o País (estaduais e federais), chegam hoje (17) a Curitiba para o I Encontro do Grupo Magistratura Free. O objetivo do Grupo, segundo página criada no Facebook, é de apoio ao juiz federal Sérgio Moro “por sua sua atuação profissional independente e destemida na Operação Lava-Jato”. Amanhã, Sergio Moro proferirá palestra no Tribunal do Júri. O encontro não foi organizado por qualquer associação de magistrados, mas sim pelo grupo independente Magistratura Free, informa a página no Face.

Segundo notícia veiculada no site da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), um dos administradores do grupo, o juiz Rogério de Vidal Cunha, de Foz do Iguaçu, afirma que o Magistratura Free pode ser considerado o maior grupo de debates da magistratura nacional no Facebook. “Foi criado e é mantido como um espaço de debate aberto e franco da magistratura, onde não há limitações de pauta ou de visões de mundo”, diz o magistrado.

O nome do grupo – que traz o termo em inglês “free” – é clara alusão à liberdade de expressão conferida aos participantes do grupo, que podem expressar opiniões sem o risco de serem banidos ou coibidos por moderadores da lista, conta Cunha. “Que não interferem nas opiniões dos magistrados participantes. Por isso mesmo o espaço ganha novos adeptos diariamente”.