Direito Global
blog

Da Disney para o asilo

Desde a década de 60 o brasileiro Telmo Perle Munch trabalhou na tradução, dublagem e adaptação de animações clássicas na Disney como Branca de Neve , Pinóquio, Bambi (, Rei Leão e Rei Leão 2 e 3 , A Pequena Sereia e A Pequena Sereia 2 . O dublador, hoje 93 anos, vive na Casa dos Artistas, instituição de assistência a artistas idosos localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Munch parou de trabalhar para a Disney em 2008.

O dublador decidiu processar a Disney para cobrar direitos autorais de trabalhos feitos por ele para o estúdio nos Estados Unidos . A ação está tramitando na 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ele está sendo defendido pela advogada Ísis Moret Souza. Na ação, a advogada alega que a Disney poderia utilizar e comercializar no cinema os desenhos nos quais Munch trabalhou, mas não nos formatos Blu-Ray, DVD, Netfix e em canais por assinatura.

O motivo da vedação seria porque o dublador não cedeu os direitos para esses formatos. A advogada afirma que houve violação de diretos autorais e de direitos conexos. Segundo ela, Munch foi ouvido pela juíza do caso em uma audiência no dia 22 de junho deste ano. A ação teve início em 2015.
A Casa dos Artistas é sustentada exclusivamente por doações e trabalhos voluntários de Telmo Munch.