Direito Global
blog

Reflexões Rebeldes

O jornalista Cid Benjamin irá lançar no próximo dia 2 de agosto (terça-feira), na livraria da Travessa, no shopping Leblon, o livro Reflexões Rebeldes. O livro é da editora José Olympio que está comemorando 30 anos. Cid Benjamin, 67 anos, natural de Recife (PE), é um jornalista e político brasileiro.

Filho de um coronel, estudou no Colégio Aplicação no Rio de Janeiro.
Nos anos 1960 e 1970, militou na luta armada, na frente da guerrilha urbana, dentro do MR-8. Junto com o jornalista Fernando Gabeira, entre outros, participou do seqüestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick, em 1969. A operação teria sido motivada pelo desejo de libertar Vladimir Palmeira.

Depois preso, foi exilado e morou na Argélia e na Suécia. Ao retornar, trabalhou nos mais importantes jornais do país, como O Globo e Jornal do Brasil e recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, com mais quatro colegas, por uma série de reportagens sobre a Guerrilha do Araguaia.

Cid foi assessor de imprensa do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, durante os seus dois mandatos escolhidos pelo voto direto do advogado.