Direito Global
blog

Justiça na China

O juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro, lotado na comarca de Extremoz e na 9ª Vara Cível de Natal (RN), fez parte de uma delegação de 25 magistrados brasileiros que realizou intercâmbio na China, entre os dias 4 e 15 de julho, para participar do curso “Sistema Judiciário da República Popular da China – a formação e o aperfeiçoamento do magistrado”. O intercâmbio foi possível por meio da International Organization for Judicial Training (IOJT), da qual a Escola Nacional da Magistratura (Enfam) e sua congênere chinesa fazem parte.

Com carga horária total de 80 horas-aula, o curso contou com temas como a Visão Geral do Sistema de Educação Legal da China; Composição do Sistema Judiciário Nacional; Sistema Legal Civil e o Sistema Legal Penal da República Popular da China.

Além disso, os magistrados ainda realizaram visitas à Suprema Corte Popular da China, à Suprema Corte da Província de Pequim, ambas com o acompanhamento em sessão de julgamento, e ao Complexo da Escola Nacional da Magistratura Popular da China.