Direito Global
blog Sem a toga

“Que país é este”

“Que país é este” , frase dita por Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras no governo Lula, ao seu advogado quando estava sendo preso na Operação Lava-Jato , não foi criada pelo cantor e compositor Renato Russo em sua conhecida música. A frase foi dita em 1976 pelo então presidente da Arena (partido de apoio ao governo militar), o piauiense mas radicado em Minas Gerais, Francelino Pereira.

Na época, em pleno regime militar, havia uma discussão em torno de uma promessa do então presidente da República, Ernesto Geisel, de iniciar a transição em que o regime seria aberto gradualmente  e os governadores seriam eleitos pelo voto direto em dois anos.

Como a oposição duvidou da promessa, Francelino Pereira perguntou: “Que país é este em que o povo não acredita no calendário eleitoral estabelecido pelo presidente”.

No entanto, no ano seguinte, Geisel fechou o Congresso, aumentou o mandato dos presidentes para seis anos, e decidiu que um terço dos senadores seria indicado pelo presidente.

O Brasil só passou a eleger governadores pelo voto direto em 1982. E Renato Russo transformou a frase no refrão de seu rock em 1987.

clica