Direito Global
blog

Dispensa de exame de Ordem

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, recebeu o presidente e a vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Sergipe (Adepol), Paulo Márcio Ramos Cruz e Ana Carolina Machado Jorge. Os representantes da Adepol requereram a OAB/SE que os delegados, ao final da carreira, sejam dispensados do Exame de Ordem. A diretoria da Seccional vai enviar o pedido ao Conselho Federal da OAB.

Segundo Paulo Márcio, todas as associações e sindicados de delegados estaduais estão, por orientação da Adepol do Brasil, buscando as seccionais da OAB para pedir que seja encaminhado ao Conselho Federal um requerimento solicitando a dispensa do Exame de Ordem para os delegados aposentados, assim como já existe para juízes e promotores.

“Estamos pedindo um tratamento análogo, para que os delegados sejam dispensados ao fim de toda uma carreira dedicada à investigação criminal e, como carreira jurídica, que não necessite do Exame de Ordem, aqueles que por ventura, não tenham feito antes de ingressar na carreira. Aqui em Sergipe, praticamente, é residual; quase todos os delegados possuem OAB; alguns cancelaram quando assumiram porque é incompatível. É mais uma medida para beneficiar os colegas do restante do país”.