Direito Global
blog

Colinha do eleitor

No dia 2 de outubro, milhares de eleitores em todo o Estado devem ir às urnas votar para vereador e prefeito, nessa ordem. Para facilitar ao eleitor e agilizar o tempo dele na cabine de votação, o TRE disponibiliza no site e na maioria dos cartórios eleitorais uma “colinha” (formato PDF), que está dentro do link “Guia do Eleitor”. Basta o eleitor escrever os números de seus candidatos e levar a colinha com ele no dia da eleição.

È importante que o eleitor fique atento à ordem correta da votação e também que espere aparecerem os dados do candidato escolhido na tela (foto, nome, número, partido) para confirmar o voto. Há casos de eleitores que erram a ordem, votando para prefeito no lugar de vereador e vice-verso e depois culpam a urna pela suposta folha.

Para consultar o número dos candidatos, o eleitor pode acessar o sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Lá também estão disponíveis outras informações do candidato, como o seu partido, a coligação, declaração de bens, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito) e detalhes das prestações de contas. É mais uma oportunidade de o eleitor conhecer melhor os candidatos e decidir em quem vai votar.

clica