Direito Global
blog

Novo presidente

O desembargador Milton Fernandes de Souza é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ele foi eleito hoje (19/12), com 101 votos. O tribunal teve que fazer novo pleito porque o anterior, promovido no dia 5 deste mês, foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal.

Nascido no Rio de Janeiro, o desembargador Milton Fernandes de Souza, 64 anos, é o atual presidente da 5ª Câmara Cível do TJRJ, e décimo na lista de antiguidade do Tribunal. O magistrado é membro efetivo do Órgão Especial e presidente da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

O desembargador é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ingressou no Tribunal de Justiça em abril de 2000.

A eleição de hoje deveu-se ao cumprimento da decisão plenária do Supremo Tribunal Federal, semana passada, que anulou a votação realizada no último dia 5 no TJRJ, na qual o desembargador Luiz Zveiter havia sido eleito presidente. Foram ratificados os resultados das eleições de todos os cargos administrativos escolhidos no início do mês pelo Tribunal de Justiça.

clica