Direito Global
blog

40 anos do caso Cláudia Lessin Rodrigues

Um dos crimes de maior repercussão no país – o assassinato da jovem Cláudia Lessin Rodrigues – ocorrido no Rio de Janeiro – completa 40 anos em 2017. O crime aconteceu em 24 de julho de 1977, hora não precisada, no interior do apartamento 302, à Rua Desembargador Alfredo Russel, 70, bairro do Leblon. O caso gerou o filme “O Caso Cláudia”, dirigido por Miguel Borges, em 1979.

Na manhã de 25 de julho de 1977, o corpo de Cláudia Lessin Rodrigues, então com 21 anos, foi encontrado nas pedras do Chapéu dos Pescadores, na Avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro. Filha de um piloto aposentado, seu corpo estava nu. O laudo do IML apontou que fora morta por enforcamento e que sofrera hemorragia cerebral, provocada por pancadas na cabeça. Também havia indicação de que ela fora violentada.

O cabeleireiro Georges Khour, principal suspeito do assassinato, foi absolvido pela Justiça carioca. Outro acusado, Michel Frank, nunca foi julgado pelo crime. Doze anos depois da morte de Cláudia, ele foi assassinado em Zurique, Suíça -país em que respondia a processo por porte de drogas.