Direito Global
blog

Coêlho assume STM

O ministro José Coêlho Ferreira foi eleito presidente do Superior Tribunal Militar para o biênio 2017/2018. O magistrado é civil e ocupa uma das três cadeiras destinadas a advogados. Ferreira é o decano da corte e foi ouvidor da Justiça Militar da União. Seu vice será o general-de-Exército Lúcio Mário de Barros Góes.

O STM é composto por 15 ministros, sendo 10 militares e 5 civis, assim distribuídos: três almirantes da Marinha, quatro generais do Exército, três brigadeiros da Aeronáutica, todos do último posto da carreira militar, três advogados, um integrante do Ministério Público Militar e um juiz-auditor.

Já atuou como agente de polícia no DF, assistente jurídico do extinto Departamento Administrativo do Serviço Público e advogado do Banco Central, onde foi procurador-geral do órgão (fevereiro de 1995 e setembro de 2001). Nomeado ministro do STM, tomou posse em 11 de setembro de 2001. Foi vice-presidente da corte no biênio 2007/2009 e Diretor do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União por dois anos.

clica