Direito Global
blog

Convênio com EUA

Compartilhar informações visando o combate a crimes relacionados com terrorismo, tráfico de drogas e de seres humanos, lavagem de dinheiro, produção e distribuição de documentos fraudulentos e garantir a segurança na emissão de vistos e passaportes: esses são os principais objetivos do convênio de cooperação técnica assinado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e o Consulado Geral dos Estados Unidos para o Nordeste.

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, classificou a assinatura do documento como um grande passo em direção ao fortalecimento do combate ao crime organizado. Para ele, a parceria possibilita a abertura de um leque de oportunidades, conhecimento e informações para o órgão ministerial. “Temos vários braços de investigação, a exemplo do Gecoc, do Gaesf e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, e todos eles precisam de dados para ter eficiência nos trabalhos desenvolvidos.

Portanto, esse convênio nos permitirá o acesso a novas informações e vai ajudar o Ministério Público a avançar mais rapidamente em diferentes tipos de investigação. Consequentemente, conseguiremos impedir a prática de diversos delitos, como é o caso da lavagem de dinheiro”, explicou o chefe do MPE/A