Direito Global
blog

Palestra para indio

O Juizado da Mulher de Fortaleza promoveu a palestra “Democracia e Violência Doméstica”, na Escola Indígena Chuí, no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Participaram do encontro professores, alunos, caciques, representantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do posto de saúde indígena local.

A palestra foi proferida pela juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado, e pela psicóloga Inês Reis, que atua na unidade judiciária. Na ocasião, foram abordados os tipos de violência; a legislação específica da Lei Maria da Penha; os aspectos que, algumas vezes, fazem a mulher desistir do processo já tramitando no Juizado; a rede de atendimento; estatísticas do feminicídio; além de esclarecer vários questionamentos sobre esses assuntos.

“Ainda não havíamos trabalhado a temática da violência contra a mulher na comunidade indígena, mas é importante suscitar esse debate mostrando que é algo democrático, ou seja, que se faz presente independente de etnia, credo ou classe social”, explicou a magistrada.

A iniciativa faz parte de um projeto de combate à violência contra a mulher, que será realizado em parceria com a referida Escola naquela comunidade.

clica