Direito Global
blog

Sindicato dos Diplomatas

A presidente da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB), embaixadora Vitoria Alice Cleaver informou que o Ministério do Trabalho deferiu o registro do Sindicato dos Diplomatas Brasileiros. “A ADB-Sindical atuará pela defesa mais eficaz dos interesses dos diplomatas junto ao Itamaraty e a outros órgãos do Poder Público à luz das características próprias da carreira diplomática”, disse em mensagem aos 1435 associados.

Segundo a embaixadora, a nova entidade permitirá que a ADB participe, de forma autônoma e sem constrangimentos legais, de negociações salariais junto à Administração do MRE e ao Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O Sindicato servirá também para reforçar a atuação da ADB junto ao Congresso Nacional e à opinião pública em geral, sob a premissa de que a valorização e o fortalecimento da carreira diplomática vão ao encontro dos anseios e das demandas da sociedade brasileira por um país mais justo e desenvolvido.

Criada em 1990, a ADB é uma organização sem fins lucrativos que representa os funcionários da carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores e defende os interesses da categoria.