Direito Global
blog

Presídio federal de Brasília

O Ministério da Justiça mudou mais uma vez os planos e o presídio federal de Brasília,localizado ao lado do presídio da Papuda, não mais será inaugurado agora em janeiro, conforme havia sido anunciado em outubro. A nova previsão, sem nenhuma garantia que será cumprida, é que o novo presídio seja finalmente inaugurado em junho deste ano. O presídio de segurança máxima de Brasília será o quinto do país. Já funcionam unidades em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS).

No dia 12 de janeiro do ano passado o Ministério da Justiça anunciava para o mês de outubro de 2017 a conclusão da obra do presídio federal de Brasília. A unidade deveria ter sido entregue no fim de 2014. De acordo com o ministério, o atraso de quase três anos ocorreu porque a construtora que venceu a licitação faliu e abandonou a obra.

Em 27 de outubro do ano passado o Ministério da Justiça anunciava que a obra do presídio federal seria inaugurada neste mês de janeiro. Construída para abrigar condenados em penas altas, perigosos e articulados no crime organizado, a penitenciária federal de Brasília – garantia o Ministério da Justiça – está pronta e prestes a ser inaugurada dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.

A Penitenciária Federal de Brasília, localizada no Complexo da Papuda, já está pronta, e só aguarda a liberação de alvarás (como o do Corpo de Bombeiros) para funcionar, segundo o MJ.Quando estiver em funcionamento, o local receberá chefes de facções famosos, como Fernandinho Beira-Mar e Rogério 157, do Rio. Os ocupantes do novo presídio serão vizinhos de políticos como o ex-senador Luís Estevão e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, detidos na Papuda, ao lado da unidade federal.

clica