Direito Global
blog

Janene condenado

Após quase 18 anos, o pecuarista Mauro Janene Costa foi condenado pela morte da sua ex-namorada, a professora Estela Pacheco.Sentença prevê pena de 11 anos para pecuarista, que pode recorrer em liberdade; caso ocorrido no centro de Londrina em 2000, finalmente foi a júri popular no fórum de Ponta Grossa, após sete adiamentos.

Primo do ex-deputado José Janene (PP-PR), um dos pivôs do escândalo do Mensalão, morto em 2010, Janene é membro de uma família tradicional de pecuaristas do Paraná.

Familiares de Estela Pacheco compareceram ao fórum com camisetas pedindo Justiça. A jornalista e advogada Laila Menechino, filha da vítima, comentou que a realização do julgamento, após sete adiamentos, é um alento. “Era tudo que nós queríamos, poder ter uma resposta digna da Justiça”. Maria Eliza Correia Pinto, irmã de Estela Pacheco, foi ouvida em juízo como informante, pela relação de parentesco. “Minha irmã era uma pessoa cheia de vida. Nunca passaria pela cabeça dela tirar a própria vida, como chegou a ser sugerido”, disse.

clica