Direito Global
blog

Sistema judicial

Da juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Denise Frossard: “No início dos anos 90 estive em visita aos EUA, a convite do Governo Americano, em viagem de estudo do sistema judicial daquele País.

A viagem terminou em Washington, na Suprema Corte Americana. Os Juizes da Suprema Corte escolhiam quantos processos julgariam durante o ano ( pouco mais de 100). Àquela altura eram apenas aproximadamente 150 Advogados credenciados a postularem perante a Corte.

Só se dirigiam aos Juízes em Plenário. Eu tinha autorização para livremente circular pelos corredores internos da Corte, local onde os Juízes,com frequência, passavam de lá pra cá, talvez refletindo sobre os casos a serem julgados. Mas a regra é que NINGUÉM podia se dirigir a eles, sequer com um cumprimento. Caberia a eles dirigirem-se, caso quisessem, a qualquer um de nós. David Brewer, hoje Juiz da Suprema Corte, era então Assistente da Juíza Ruth Bader Ginsburg e sempre que nos encontrávamos nos corredores, íamos tomar um café juntos. Bem diferente da nossa Suprema Corte…

Estou editando para acrescentar que não era possível filmar nem fotografar as sessões”.

clica