Direito Global
blog

Pedro Gordilho 8.0

Um dos mais conceituados juristas do país, o baiano de Salvador, Pedro Augusto de Freitas Gordilho, mais conhecido no mundo jurídico como Pedro Gordilho, completa 80 anos amanhã (20). Gordilho está há 57 anos no exercício profissional ininterrupto no Distrito Federal, onde se estabeleceu como advogado militante em fevereiro de 1961.

O seu currículo espelha a trajetória percorrida, destacando-se que foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (1975-1982), Procurador do Estado da Bahia perante os Tribunais Superiores (1961-1990). É autor de inúmeros artigos publicados nos repertórios mais conceituados, além de ter proferido palestras, nas últimas 5 décadas, em eventos jurídicos de projeção no país.

Dois importantes advogados que atuam no STF e nos tribunais superiores – o brasiliense Alberto Pavie Ribeiro (inscrição 07077 na OAB-DF) e o carioca Antonio Carlos Dantas Ribeiro (inscrição 7064 na OAB-DF) – comentaram para o direitoglobal a importância de Pedro Gordilho no mundo jurídico:

Alberto Pavie – “Conheci Pedro Gordilho em março de 1986 ao ingressar no seu escritório como estagiário. Já se vão mais de 32 anos. A sociedade de advogados que constituímos conseguiu vencer, quanto a duração no tempo, até mesmo a sociedade conjugal de cada qual. Tive sorte, muita sorte, porque Pedro Gordilho possui uma qualidade pouco vista nos meios profissionais: a de fomentar naqueles que com ele trabalham uma constante evolução, para que tenham luz própria e possam ser reconhecidos. Ele assiste, com orgulho, a ascensão de todos aqueles que com ele tiverem e ainda tem o privilégio de trabalhar. A nobreza dessa conduta é uma marca inestimável”.

Antonio Carlos Dantas Ribeiro – “Doutor Pedro Gordilho é uma alma única. Ama o Direito, a família, os muitos amigos e a vida. É um grande privilégio desfrutar da convivência sempre saudável e cheia de lições a serem sempre tiradas. Alma nobre!”