Direito Global
blog

Da terra de Pelé

Nascido no município mineiro de Três Corações – mesma cidade onde nasceu Pelé – o ministro João Otávio de Noronha será o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em sessão promovida hoje (6) os ministros escolheram Noronha, por aclamação, e a ministra Maria Thereza de Assis Moura como vice-presidente. Eles estarão à frente do STJ pelo biênio 2018-2020. A posse da nova Presidência deve ocorrer no fim de agosto.

Oriundo do Quinto constitucional da OAB, Noronha compõe o quadro de ministros do STJ desde dezembro de 2002. Ex-conselheiro federal da entidade dos advogados, o magistrado fez carreira como advogado do Banco do Brasil, tendo exercido o cargo de diretor jurídico da instituição entre 2001 e 2002.

Já a nova vice-presidente é paulistana. Maria Thereza de Assis Moura é doutora em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Desde agosto de 2006 integra o STJ, onde atua na 6ª Turma, na 3ª Seção e na Corte Especial. Atualmente, é diretora-geral da Enfam.