Direito Global
blog

Novo presídio

Enquanto o Brasil passa pela primeira intervenção federal da História, no Rio de Janeiro, justamente em razão do caos na segurança pública, o governo Michel Temer anda tão fragilizado que nem sequer consegue o “habite-se” para inaugurar e pôr em funcionamento o presídio federal de Brasília, que custou impressionantes R$ 40 milhões ao contribuinte. A previsão era inaugurar em dezembro de 2014, mas, até hoje, nada. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Com capacidade para 208 presos, o presídio federal de Brasília está em condições de receber presos ilustres da Lava Jato, por exemplo. O governo federal culpa a burocracia e diz ter protocolado todas as solicitações de licenças para o funcionamento da nova penitenciária.

Os presídios federais existem para presos que ofereçam riscos à segurança, como chefes de quadrilha, no tráfico ou na Lava Jato. Há presídios federais também em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), com mais de 760 presos.

clica