Direito Global
blog

Carros autônomos

A Alemanha tornou-se num dos primeiros países a legislar sobre o uso de carros autônomos, quando a presença do condutor não é essencial e o veículo circula sozinho em zonas seguras, mapeadas e preparadas para a tecnologia. Alguns países já estão investindo em testes para viabilizar veículos que se conduzem sozinhos, sendo necessário a definição de legislação e regras sobre o assunto.

Para falar sobre o tema, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) convidou o jurista alemão, Eric Hilgendorf, que atuou na comissão de ética do governo da Alemanha sobre direção automatizada. Professor da Universität Augsburg e diretor do Centro de Pesquisa de Direito Robótico de Würzburg, na Alemanha, Eric Hilgendorf apresentará o painel “Os Debates sobre o Enquadramento Jurídico no Emprego de Carros Autônomos na Alemanha e Europa”, no dia 18 de fevereiro em palestra gratuita na Emerj.

O evento ocorrerá no dia 18 de fevereiro, das 9h30 às 12h, na Emerj, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, localizado na Rua Dom Manuel, 25 – 1º andar, Centro. O professor alemão Eric Hilgendorf lançará, após a sua palestra, os livros “Manual da Parte Geral do Direito Penal” e “Introdução ao Direito Penal da Medicina”, ambos traduzidos para o português.