Direito Global
blog

Violência sexual

Uma em cada quatro meninas no mundo sofre algum tipo de violência sexual durante a sua vida. Entre os meninos, essa estimativa é de um em cada seis garotos, segundo os especialistas internacionais nesse tema. O pior é que 90% dessas vítimas nunca falam nada a respeito.

Os dados foram citados pela coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), juíza Rebeca de Mendonça Lima, durante o lançamento da campanha pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A iniciativa é da 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus, com apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ) e da Corte Estadual de Justiça. O foco principal da campanha será a escola e os professores. De acordo com a juíza da 2ª Vara Especializada, Articlina Oliveira Guimarães, em torno de 70% dos casos de abuso e de violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem no ambiente familiar, com atos praticados por pessoas próximas à vítima.

“Daí a importância de trabalharmos as escolas e os professores. A partir dessa campanha muitas crianças vão ser encorajadas a denunciar. Na segunda-feira já estaremos dentro das escolas, queremos conversar com os alunos, de um jeito lúdico, para que compreendam as informações que queremos passar. Também conversaremos com as instituições que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente, para um trabalho mais articulado e com maior interação”, destacou a juíza Articlina, ressaltando que a sociedade como um todo precisa se envolver lança6na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.