Direito Global
blog

Jóia do Flu é filho de advogados

Filho de pais advogados e morador da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, o capixaba Miguel Silveira, de apenas 16 anos, ao sair do banco e enfrentar o o Cruzeiro, nesta quarta-feira (05), pela Copa do Brasil, no Mineirão, realizou um feito inédito no país. O apoiador do Fluminense tornou-se o primeiro jogador nascido em 2003 a atuar num clube de Série A no Brasil. Miguel iniciou a jogada que terminou no segundo gol tricolor no empate de 2 a 2 no tempo normal, feito por João Pedro, de bicicleta. O Fluminense acabou eliminado nos pênaltis, ao perder por 3 a 1 nas cobranças.

No Fluminense, apostam em Miguel Silveira dos Santos como a nova joia de Xerém. A promessa de meia, que nem assinou o primeiro contrato profissional, mas já desperta cobiça de clubes de dentro e fora do Brasil e vem pulando etapas nas divisões de base, seja em Xerém ou nas categorias inferiores da seleção brasileira.

Pai e empresário do garoto, o advogado José Roberto Santos falou sobre os planos ambiciosos.- Já tivemos uma boa reunião com o presidente Abad, e a nossa expectativa é que ele faça carreira aqui no Fluminense. Já conversamos com alguns clubes, até europeus, mas a ideia é que ele jogue no Fluminense – disse.

No clube, Miguel é visto com entusiasmo pela posição cada vez mais rara no futebol brasileiro: o meia cerebral, camisa 10. O garoto demonstra boa visão de jogo e criatividade, além de um considerável faro de gol. Desde que chegou ao clube, em 2015, a promessa fez 41 gols em 87 jogos.

Apesar dos problemas financeiros do clube das Laranjeiras, a família de Miguel aposta no bom histórico de Xerém
– Estamos estamos no Fluminense porque vemos Xerém como uma base sólida para a formação. Temos uma situação favorável, e o financeiro não é prioridade. Queremos a formação do atleta. Dinheiro não é prioridade, fica para um segundo momento – explicou o pai e empresário da joia.

Os pais apostam pesado no futuro do garoto e pagam praticamente um departamento médico particular para o Miguel e o irmão, Gabriel, de 19 anos, que também está na base do Fluminense. A equipe conta, por exemplo, com médico, preparador físico, fisioterapeuta e massagista.

Uma das apostas de Fernando Diniz, o meia nasceu 26 de março de 2003 e iniciou a carreira no Desportiva Capixaba, onde ficou até os 10 anos. Foi então, que participou de uma avaliação do Fluminense e foi aprovado. Com a camisa tricolor, conquistou o Campeonato Carioca de 2014, a Gol Cup, a Copa Light – sendo eleito o craque do campeonato -, a Copa Metropolitano Sub-14 e a Copa da Amizade Sub-15.

Desde os 13 anos de idade, Miguel Silveira tem patrocínio internacional com a Nike, vínculo que foi renovado em março deste ano.